Biometria
>> Biometria <<
O que se entende por biometria ?
A biometria é uma ciência. Este conceito baseia-se na identificação digital das caraterísticas físicas e comportamentais de um dado indivíduo de modo a reconhecer a sua identidade.
(a palavra biometria é formada por: bio -vida- e metria -medida).
No entanto, nem todas as caraterísticas humanas estão aptas para serem utilizadas nesta área, estas têm de satisfazer alguns critérios, tais como:
Universalidade – deve ser uma característica partilhada por todos os seres humanos;
Unicidade – permite distinguir os indivíduos;
Permanência – não sofre alterações ao longo do tempo;
Colectabilidade – pode ser facilmente recolhida.
★★★
Quais os principais sistemas de leitura biométrica que existem?
Reconhecimento da retina
A disposição dos vasos sanguíneos na retina varia de indivíduo para indivíduo, o que torna este tipo de biometria um dos mais seguros que existe, para além do facto de ser algo difícil de falsificar. Para utilizar esta biometria o indivíduo em questão deve olhar para um dispositivo que utiliza infravermelhos de modo a realizar a leitura da retina.
Reconhecimento facial
O reconhecimento facial consiste no mapeamento das caraterísticas físicas do rosto de um dado indivíduo, em 3D ou em 2D. Esta tecnologia está agora presente até em smartphones.
Impressão digital
O método de reconhecimento por leitura da impressão digital é um dos mais acessíveis e antigos métodos de biometria. É bastante confiável e pode ser encontrado facilmente no nosso quotidiano.
Reconhecimento de voz
Através da análise de parâmetros físicos como cordas vocais, laringe e etc; e comportamentais, como sotaques e entoação, o método de reconhecimento de voz torna-se possível. Este processo resulta num perfil sonoro caraterístico e único, passível de ser usado como uma assinatura biométrica.
★★★
Quais as utilizações práticas?
O uso da biometria tem aumentado exponencialmente. Com a sua popularização, esta tecnologia tem vindo a ser muito utilizada não só nos negócios como também no nosso quotidiano. É hora de dizer adeus às senhas de números e dar as boas vindas à voz, aos dedos, e ao olho!
A identificação biométrica confere maior nível de proteção ao sistema, autorizando ou não a passagem de um indivíduo através do acionamento de portas e cancelas como também nos estacionamentos. Esta tecnologia é também bastante útil no controlo de ponto de funcionários, pois os registros de entrada e saída de colaboradores são realizados com maior confiabilidade, eliminando o risco de fraude.
No nosso dia a dia podemos também deparar-nos com estas situações:
Para verificar uma conta de e-mail, por exemplo, em vez de inserir um nome de utilizador e password, o computador usa um sistema de reconhecimento de voz para verificar se a pessoa tem permissão para aceder àquela informação privada.
Quando tencionamos conduzir o nosso veículo, em vez do uso de uma chave para acionar o funcionamento deste, um scanner biométrico lê a impressão digital e confirma a permissão para isso.
★★★
E isto são só alguns exemplos das aplicações deste conceito de biometria que se tem tornado cada vez mais relevante nos tempos modernos. Espero que tenham aprendido algo novo e vemo-nos brevemente! 😉
Bibliografia:
20/10/2020
Comentários
Enviar um comentário