Conceitos Básicos de Multimédia
O que é a Multimédia Digital ?
Começando pela análise etimológica da palavra:
Multi – vem da palavra latina multus que significa múltiplo ou numeroso.
Media – plural da palavra latina medium que significa meio ou centro.
Sendo assim, podemos afirmar que o conceito de multimédia digital envolve uma diversidade de meios, neste caso, digitais, para transmitir uma dada mensagem/informação.
⚜⚜⚜
Conceito de realidade virtual
Através da utilização de um capacete de imersão, como os Óculos Rift (figura 1), a realidade virtual, como o próprio nome indica, substitui a nossa visão do real por um conteúdo 100% virtual, criado através de um computador.
Figura 1
Estes aparelhos de realidade virtual podem ser controlados através de movimentos das mãos ou da cabeça, e fornecem ao utilizador uma experiência única e em primeira pessoa. As suas utilizações incluem nomeadamente videojogos, com a simulação de pistas de corrida, passeios em montanhas russas e muito mais.
Conceito de Realidade aumentada
Por outro lado, a realidade aumentada consiste na projeção de elementos virtuais- imagens, personagens, textos, etc...- no mundo real. Esta tecnologia pode ser testada através do simples uso de um smartphone, videojogo ou tablet, por exemplo. Um exemplo que fez bastante sucesso é o jogo Pókemon GO (figura 2).
Figura 2
Diferenças entre ambos os conceitos
A realidade virtual e a realidade aumentada foram criadas com objetivos diferentes: ao usufruirmos da realidade aumentada, observamos componentes virtuais que podem interagir com o que já existe, no mundo real; sendo que na realidade virtual o que observamos é um ambiente próprio e totalmente novo, independente do mundo real.
⚜⚜⚜
O que é a desinformação ?
Desinformação é a utilização dos diferentes meios e vias de comunicação e informação (nomeadamente online) como fóruns, blogues, e jornais de notícias de modo a induzir os leitores/espectadores em erro ou dar uma falsa imagem da realidade. Isto pode ser feito através da ocultação ou minimização da importância de certas informações, ou até a modificação do seu sentido.
A desinformação visa a influenciar a opinião pública de modo a favorecer interesses privados, no contexto de relações públicas e propaganda.
O que é Deep Fake ?
Deep fake é uma forma de tecnologia que, através do uso da inteligência artificial, permite a criação de vídeos falsos, mas altamente realistas, de entidades a fazer coisas que na verdade nunca fizeram na vida real. Esta técnica já permitiu a criação de montagens de vídeo, discursos falsos e até conteúdo pornográfico com celebridades e políticos influentes.
Figura 3
Estas formas do uso da tecnologia geram polémica e debates sobre a ética e as consequências do seu uso, para o bem e para o mal.
Se tiveres curiosidade em aprender mais sobre este tópico e como os deep fakes são criados, assiste ao seguinte vídeo:
O que são as fake news? Como acontecem? Como chegam a tanta gente? Porque
são uma ameaça às democracias?
Fake News, termo que em português significa notícia falsa, é utilizado quando nos referimos à divulgação de informações falsas maioritariamente nas redes sociais, onde ocorreu o seu surgimento e popularização.
Problema das Fake News
Divulgar Fake News é uma prática muito perigosa. Compartilhar informações falsas, fotos e vídeos manipulados pode trazer riscos para a saúde pública, incentivar a violência e até mesmo por vidas em risco devido à desinformação.
Como é que as Fake News viralizam?
Quando algo se torna viral, no caso da internet, significa que provoca um grande interesse na população, acabando por ser passado de computador em computador, dispositivo em dispositivo, de forma a aparecer para todos os interessados.
As fake news chamam tanto à atenção que acabam por viralizar devido a um fenômeno sociológico designado por pós-verdade.
Segundo o conceito de pós-verdade, cada indivíduo tem uma tendência maior a acreditar em informação que lhe agrada, ou que esteja de acordo com a sua ética e os seus valores morais. Assim, esse indivíduo passa a excluir as possibilidades de crítica e análise, confiando cegamente na informação recebida, apenas porque esta está de acordo com as suas crenças.
É importante pensar antes de compartilhar algo e lembrar que os nossos atos podem fazer a diferença. Visualiza este vídeo se quiseres aprender mais sobre como combater as fake news:
Fake news: consequências
Devido à existência de ignorância relativamente a vários assuntos, nomeadamente na falta de entendimento básico de política, economia, sociedades e seus funcionamentos, milhares de cidadãos tornam-se mais propensos a apostar na veracidade de notícias fantasiosas.
Diante disso, o resultado possível é aquele que prevê uma sociedade sem pensamento crítico, propensa a acreditar cegamente em figuras de autoridade, especialmente as religiosas e políticas. Afinal, uma população que não é estimulada para questionar, também não se torna plenamente capaz de analisar a construção de uma notícia falsa.
O problema, portanto, é estrutural e já dura há centenas de anos. Dessa forma, as consequências das fake news têm níveis alarmantes e influencia os mais diversos campos, sejam eles sociais, econômicos, políticos, pessoais, psicológicos e demais áreas de nossas vidas.
Uma população que se vê acreditando no que não corresponde à verdade acaba por fazer escolhas de acordo com o que recebe, ainda que este conteúdo esteja manipulado.
>>Espero que tenham achado interessante e até à próxima !<<
Bibliografia:
06/10/2020
fantástico!!
ResponderEliminarobrigada pelo comentário simpático xD
Eliminar